A contratação de um arquiteto é fundamental para a realização de qualquer obra, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. O arquiteto é o profissional que humaniza e individualiza os espaços públicos e privados.
Os termos que citei: humanização e individualização tem enorme amplitude, e não podem ser usados banalmente. Esses termos se referem ao respeito que devemos ter por todos os agentes que usufruem do espaço.
Quando falamos a respeito de cidades, precisamos compreender os fluxos, o clima, os desejos da população. Quando falamos em bairros ou ruas esses entendimentos vão ganhando caráteres mais específicos. Quando falamos em edificações, essas especificidades são ainda maiores.
Falando de algo mais tangente a todos, que seriam as edificações, o trabalho do arquiteto deve então contemplar, exemplificando de forma simplificada:
– os fatore externos:
– como o lugar (terreno e entorno)
– que abrange o clima (sol, vento, chuva, etc.)
– o solo
– a malha viária
– e os elementos internos que são os desejos e necessidades dos clientes.
Somente o arquiteto tem formação voltada para atender especificamente a esses quesitos, sendo preparado para responder com qualidade a todos esses itens.
Muito se fala sobre o custo do trabalho de um arquiteto, porém o custo de um projeto mal elaborado é muito maior. É preciso considerar que modificações durante a obra tem elevado custo de mão-de-obra e de material, gerando muito desperdício.
Deve-se ainda levar em consideração o custo agregado que um bom projeto arquitetônico traz para cada obra. Sim, um bom projeto arquitetônico agrega muito valor a qualquer edificação.
Preciso lembrar ainda que o arquiteto está habilitado, além de produzir os projetos, calculá-los e executá-los.
Dica: antes de começar o seu projeto fale com um arquiteto, ou vários arquitetos, procure qual deles se encaixa melhor dentro dos seus desejos.