Home » NOTÍCIAS » A importância dos detalhes – Parte 02 – Hidráulica

Hoje vou falar de instalações hidráulicas. As instalações hidráulicas são um detalhe a ser observado durante o período da obra visto que sua modificação após a obra pronta pode se tornar bastante complexa. Hoje, mais do que dicas, vou dar um passo a passo de como proceder:

  1. Em primeiro lugar, é fundamental definir o layout da obra com muita clareza, ou seja, a posição de todos os elementos hidrossanitários;
  2. Partindo para as torneiras, defina a altura dos pontos, se você vai utilizar as torneiras de parede ou de bancada.
  3. Defina se vai usar água quente.
  4. Caso use água quente defina o tipo de misturador, se será simples ou monocomando. Cada misturador exige um tipo de registro;
  5.  Defina agora as marcas dos acabamentos a utilizar. As marcas definirão os registros. Caso não queira definir isso de imediato existem adaptadores no mercado, porém o uso de adaptadores acaba gerando um custo extra;
  6. É importante também observar a espessura das cerâmicas utilizadas. Você pode precisar de prolongadores para os registros.
  7. Posicionando os registros do box do chuveiro escolha um lugar próximo a porta. Isso facilita o controle da temperatura do banho. Normalmente essa posição não é na mesma parede do chuveiro. Minha dica é de investir alguns reais a mais para ter esse conforto.
  8. Não se esqueça das torneiras para o jardim. É interessante que tenha torneiras com a água da caixa e também com agua da rede.

Quanto aos pontos de esgoto também podemos dar algumas ideias:

  1. Cuide com o lugar das caixas sifonadas (ralos). Elas nunca devem ser instaladas abaixo do chuveiro, pois assim a sua proteção pode ser quebrada com facilidade. Você pode ainda utilizar os modelos de ralos lineares, que facilitam a limpeza, bem como reduz o problemas de acúmulo de água sobre a cerâmica.
  2. Se for usar máquina de lavar louça observe as exigências de cada modelo.
  3. Defina o modelo da máquina de lavar com antecedência, pois a altura do ponto de esgoto depende desse modelo.
  4. Quanto aos pontos de esgoto das pias e cubas, salvo em casos excepcionais, dê preferência aos pontos de esgoto na parede.

Se você ainda tem dúvidas, não deixe de falar com o seu arquiteto.

Nidus Arquitetura - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Full House Comunicação